As empresas possuem diferentes ferramentas do mercado de capitais para captar recursos financeiros. Uma das alternativas mais conhecidas é a nota comercial, sendo esse um título de dívida que estabelece uma obrigação de pagamento entre um emissor e um credor.
O que é uma nota comercial?
A nota promissória comercial representa um investimento de renda fixa, sendo representado por um título de dívida, emitido por sociedades anônimas, sociedades limitadas ou cooperativas em favor de um credor. Também conhecidas como commercial papers, elas servem para a captação de recursos financeiros por empresas.
Como funciona uma nota comercial?
Como todo título de dívida, a nota comercial funciona como uma promessa de pagamento. Ou seja, ela define uma obrigação por parte do emissor em remunerar o investidor, de acordo com as condições apresentadas.
Essa oportunidade do mercado de capitais pode ter rentabilidade pré-fixada, pós-fixada ou híbrida. Em relação ao período de vencimento, a nota comercial costuma ser de curto prazo, o que tende a oferecer mais liquidez para os envolvidos.
O que significa a sigla CCB?
Uma CCB (cédula de crédito bancário), por outro lado, é um título emitido especificamente por instituições financeiras. Sendo assim, uma CCB estabelece uma relação de crédito entre duas partes sendo uma delas obrigatoriamente um banco. Nesse contexto, a instituição financeira atua como uma espécie de credor e pessoas físicas ou jurídicas, por sua vez, se comprometem a realizar o pagamento da dívida assumida.
Como uma CCB funciona?
Uma CCB pode ter um rendimento pré-fixado, pós-fixado, híbrido, ou até mesmo atrelado ao câmbio, considerando que instituições financeiras domiciliadas no exterior podem operacionalizá-la. Tendo em vista que a existência de garantia e o prazo podem ser definidos em cada caso, a liquidez desse título tende a ser mais baixa.
Quais as diferenças entre uma nota comercial e uma CCB?
A nota comercial e a CCB são bem diferentes, embora ambas representem títulos de dívida. Ao contrário da CCB, um commercial paper não conta com intermediários. Logo, a negociação pode acontecer diretamente entre tomador e o(s) investidor(es).
Quais as vantagens de emitir uma nota comercial ao invés de uma CCB?
Por conta das diferenças explicadas acima, é um destaque da nota comercial, por não ser necessário ter um intermediário para negociar, a obtenção dos recursos diretamente dos investidores, o que promove desintermediação financeira dos bancos e torna o processo menos burocrático. Além disso, a disponibilização dos recursos via uma nota comercial leva menos tempo e comumente tem o custo da emissão menor.
Como os riscos de uma CCB recaem sobre a instituição financeira, é comum que essa modalidade seja mais cara. Desse modo, a nota comercial pode ajudar a tornar um processo de captação mais ágil e eficiente.
Outro ponto importante da nota comercial é o seu resgate. Como os commercial papers são de curto prazo, é possível ter mais liquidez, contribuindo em especial à necessidade de financiamento do capital de giro de uma empresa.
A Utility Credit possui soluções completas e escaláveis em captação de recursos financeiros. Quer saber mais sobre nossas soluções? Basta clicar aqui.