Score de crédito é uma pontuação muito importante para qualquer pessoa, pois influência nas taxas de juros de empréstimos, cartões concedidos e outros pontos.

O que é o Score de crédito?

O Score de crédito é uma pontuação feita a partir do histórico de movimentações financeiras relacionadas ao pagamento de dívidas.

A consulta ao score de uma empresa é uma pontuação que vai de 0 a 1000 para a instituição avaliada. Quanto mais próxima de 1000 estiver a pontuação, maior será a facilidade para que esta empresa consiga crédito financiado, pois melhores são as chances de que a empresa honre seu compromisso financeiro.

A formulação da nota leva em conta principalmente informações como: hábitos de pagamento, pendências ativas, dados cadastrais, histórico de pendências, relacionamento da empresa e ainda o relacionamento dos seus sócios no mercado. E, com base nesses dados, é feita a análise de risco de crédito com uma pontuação.

Quais são as pontuações de Score de crédito?

A pontuação de crédito ou score utiliza as seguintes faixas de classificação:

Como aumentar o score da sua empresa?

  1. Mantenha as suas contas em dia

Como ponto inicial para que sua empresa seja mais eficaz e aumente a pontuação de crédito é necessário pagar todas as contas em dia. Além disso, é importante que os atrasos no pagamento das contas, mesmo que sejam de apenas um dia após o vencimento, podem contar negativamente no seu score. E as negativações, que acontecem quando se tem atrasos de mais de 30 dias, fazem com que a pontuação caia ainda mais. Sendo assim, quanto mais antigos forem os débitos, maior será a queda da sua pontuação.

Não são raras as vezes em que as empresas têm contas antigas atrasadas e nem sabem. Por isso, além de controlar as despesas do seu negócio de perto, verifique sempre se o CNPJ da sua empresa tem alguma dívida antiga e, se encontrar alguma, busque quitá-la o mais rápido possível.

  1. Negocie as dívidas da sua empresa no mercado

Uma das dicas para aumentar a pontuação de crédito da sua empresa, é fundamental quitar as possíveis dívidas que estejam vinculadas ao CNPJ da sua empresa. Geralmente, em casos de inadimplência, o score volta a subir assim que os débitos são negociados e as primeiras parcelas começam a ser pagas.

  1. Bom relacionamento no mercado

A última dica para melhorar a pontuação da sua empresa é ter um bom relacionamento no mercado.

Com o bom relacionamento no mercado sua empresa pode sinalizar ao mercado que passa por dificuldades financeiras e pode aumentar a sua pontuação ao decorrer do tempo.

As dívidas prolongadas, que geram negativação, também configuram uma sinalização negativa ao mercado.

Vale lembrar que além de facilitar a tomada de crédito, manter um bom score demonstra uma boa imagem no mercado e apresenta um certificado de credibilidade, boa saúde financeira, gestão eficiente e responsável do seu negócio.

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(imagem: divulgação)