O mercado de crédito é bastante explorado por diversos tipos de entidades para conceder recursos financeiros para a população e para empresas.

 

O que é mercado de crédito?

O mercado de crédito é um sistema que engloba diversas operações e concessões de crédito, sendo assim o mercado fornece financiamento para pessoas físicas e/ou jurídicas.

 

Como funciona o mercado de crédito?

Normalmente quando acontece uma operação de crédito no mercado de um lado temos os credores (Bancos e demais instituições fornecedoras de crédito) e na outra ponta temos o tomador de crédito (pessoa física ou jurídica).

No caso as operações podem ser divididas em 3 períodos:

  • Operações de curto prazo (Menos de 12 meses)
  • Operações de médio prazo (de 1 ano até 5 anos)
  • Operações de longos prazos (de 5 anos em diante)

Porém todos os prazos e taxas dependeram das características de cada tomador de crédito, de forma beneficiaria para ambos os lados.

 

Quais são os tipos de crédito no Mercado de Crédito?

As Instituições financeiras podem oferecer soluções para duas vertentes diferentes:

  • Mercado de Crédito para Pessoa Física;
  • Mercado de Crédito para Pessoa Jurídica.

 

  1. Pessoa Física

No caso para pessoa física, existe, por exemplo: Crédito consignado, crédito direto, cartão de crédito, cheque especial, leasing.

 

  1. Pessoa Jurídica

Na maioria dos casos para pessoa jurídica, existe o empréstimo para capital de giro, financiamento para máquinas e equipamentos, financiamento de projetos e serviços.

 

Tipos de crédito para Pessoa Jurídica

 

Uma dos métodos mais eficientes e desejadas pelo mercado são as antecipações de recebíveis que é uma maneira simples e fácil de solucionar um eventual descasamento de fluxo caixa de uma empresa, por meio da antecipação de um valor a receber no futuro (direitos creditórios).

Nesse sentido, com o objetivo de captar recursos para honrar suas obrigações financeiras, uma empresa vende a um terceiro seu direito a receber de seu cliente no futuro, representado por um direito creditório, por exemplo: duplicatas, cheques, contratos, títulos de crédito diversos, entre outros.

 

  • Leasing pessoa jurídica

O leasing possui características que o tornam mais parecido com um empréstimo bancário, mas funciona como um aluguel, ou seja, quem contrata o bem tem o direito de usá-lo. A legislação brasileira classifica o leasing como um contrato de arrendamento mercantil.

 

A sua jornada começa aqui! Entre em contato com nossos especialistas que encontraremos a melhor solução em captação de recursos financeiros para a sua empresa.

(imagem: divulgação)