Há diversas vantagens em realizar a antecipação dos recebíveis de sua empresa por meio de FIDCs (Fundos de Investimento em Direitos Creditórios).

Por conta disso, nós da Utility Credit estamos aqui para tirar as suas dúvidas sobre esse tema. Gostaríamos de lhe explicar as possibilidades e benefícios que existem para a sua empresa com essa modalidade de captação de recursos.

O que são Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC)?

Um FIDC é um veículo financeiro utilizado por investidores para se associar em forma de condomínio, com o objetivo de adquirir direitos creditórios. Esse veículo é administrado por uma instituição financeira, cujos profissionais devem seguir as regras previamente estabelecidas pelos investidores no regulamento do fundo.

De forma simples e objetiva, um FIDC seria como uma conta bancária com um CNPJ próprio (registrado na Receita Federal como um fundo de investimentos), em que diversos investidores enviam seus recursos para tal conta, com o único objetivo de adquirir direitos creditórios (exemplo: duplicatas, cheques, contratos, títulos de crédito diversos, entre outros).

Esse veículo financeiro se caracteriza como um investimento em renda fixa e, para o seu devido funcionamento, é necessário destinar uma parcela superior a 50% de seu patrimônio líquido na aquisição de direitos creditórios.

O que é antecipação de recebíveis?

Antecipação de recebíveis é uma maneira simples e fácil de solucionar um eventual descasamento de fluxo caixa de uma empresa, por meio da antecipação de um valor a receber no futuro (direitos creditórios).

Nesse sentido, com o objetivo de captar recursos para honrar suas obrigações financeiras, uma empresa vende a um terceiro seu direito a receber de seu cliente no futuro, representado por um direito creditório, por exemplo: duplicatas, cheques, contratos, títulos de crédito diversos, entre outros.

Vantagens de antecipar recebíveis usando FIDCs?

Existem diversas vantagens para o cliente em realizar antecipações de recebíveis por meio de FIDCs. Entre elas estão:

1) Taxas mais competitivas devido à desintermediação financeira, alavancagem e economia fiscal;

2) A isenção do IOF, tributo que onera significativamente operações de curto prazo;

3) Por ser uma operação mercantil, não impacta o nível de endividamento bancário do cliente/cedente;

4) A obtenção de uma boa imagem no mercado de crédito perante os clientes dos cedentes, pois os FIDCs são regulados pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e administrados por uma instituição financeira regulada pelo BCB (Banco Central do Brasil);

5) A inexistência de venda casada de outros produtos bancários que tornam a operação mais onerosa; e

6) Mais agilidade e transparência com operações 100% digitais realizadas no mesmo dia da solicitação pelo cliente, sendo documentadas e assinadas digitalmente.

Com base em todos os pontos apresentados acima, foi possível entender as principais vantagens em realizar antecipação de recebíveis junto a um FIDC.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Caso sua empresa precise antecipar recebíveis ou captar recursos financeiros, entre em contato conosco da Utility Credit para que possamos entender o seu caso e lhe ajudar com as melhores soluções em captação de recursos.

Além da antecipação de recebíveis via FIDC e suas vantagens, nós da Utility Credit possuímos soluções completas e escaláveis de capital para sua empresa.

Entre em contato conosco para conhecer nossas soluções e como podemos lhe ajudar.

Sua jornada começa aqui!