A antecipação de recebíveis pode ser realizada por diferentes veículos financeiros, mas via um FIDC a operação possui diversas vantagens.
A antecipação de recebíveis pode ser essencial para o equilíbrio e gestão do fluxo de caixa de uma empresa. Trata-se de uma alternativa prática e inteligente para obter recursos financeiros para manter as operações da empresa, sem necessariamente depender de empréstimos.
Conforme explicamos nesse artigo, a antecipação de recebíveis caracteriza-se pela ação de uma empresa em vender a um terceiro um direito a receber um valor no futuro, decorrente de uma operação comercial realizada com o seu cliente. Tal direito a receber é representado por um direito creditório, por exemplo: duplicatas, cheques, contratos, títulos de crédito diversos, entre outros.
Com o objetivo de captar recursos para honrar suas obrigações financeiras, a antecipação de recebíveis é uma maneira simples e fácil de solucionar um eventual descasamento de fluxo caixa da sua empresa. Entretanto, para que sua empresa possa aproveitar todos os benefícios dessa operação mercantil, é preciso saber quais as diferenças entre antecipar recebíveis por um banco e um FIDC.
No caso dos bancos, como esses trabalham com diversos tipos de produtos financeiros, são fortemente regulados pelo do Banco Central do Brasil e altamente tributados pela Receita Federal do Brasil, as operações de antecipação de recebíveis tendem a ser caras, morosas, sujeitas a venda de produtos casados e burocráticas. Sendo assim, as principais características ao antecipar recebíveis por meio de um banco são:
- Análise de crédito longa e burocrática;
- Operação com incidência de IOF;
- Reciprocidade com produtos bancários como seguros, capitalização, entre outros;
- Baixo poder de decisão do funcionário responsável; e
- Relacionamento distante com o cliente.
Ao antecipar recebíveis com um FIDC, por outro lado, a realidade é completamente diferente à dos bancos. Um FIDC é um veículo diferenciado para a captação de recursos financeiros por uma empresa.
Conforme explicamos no blogpost “FIDC: entenda o que é um Fundo de Investimento em Direitos Creditórios”, um FIDC é um veículo financeiro utilizado por investidores para se associar em forma de condomínio, com o objetivo de adquirir direitos creditórios. Esse veículo é administrado por uma instituição financeira, cujos profissionais devem seguir as regras previamente estabelecidas pelos investidores no regulamento do fundo. Nesse contexto, a compra de recebíveis por um deságio aplicado ao valor futuro deles representa a receita que o fundo utilizará para pagar seus custos operacionais e remunerar os investidores.
As principais vantagens de antecipar recebíveis por meio de um FIDC, portanto, são:
- Taxas mais competitivas devido à desintermediação financeira, alavancagem e economia fiscal;
- A isenção do IOF, tributo que onera significativamente operações de curto prazo;
- Por ser uma operação mercantil, não impacta o nível de endividamento bancário do cliente/cedente;
- A obtenção de uma boa imagem no mercado de crédito perante os clientes da empresa cedente, pois os FIDCs são regulados pela Comissão de Valores Mobiliários e administrados por uma instituição financeira regulada pelo Banco Central do Brasil;
- A inexistência de venda casada de outros produtos bancários que tornam a operação mais onerosa; e
- Mais agilidade e transparência com operações 100% digitais realizadas no mesmo dia da solicitação pelo cliente, sendo documentadas e assinadas digitalmente.
A principal conclusão com base nas opções apresentadas, portanto, é que os bancos praticam taxas altas e possuem maior burocracia. Já os FIDCs, possuem taxas menores, menor burocracia e ainda não tem o impacto do IOF em suas operações.
Além dos dois critérios apresentados (taxa de operação e burocracia na análise de crédito), é essencial buscar um financiador que consiga responder rapidamente à solicitação de antecipação da sua empresa.
É no contexto apresentado acima que a Utility Credit é a melhor opção para a sua empresa. No FIDC Utility Credit, as taxas praticadas são competitivas, a análise e a resposta para a antecipação dos recebíveis da sua empresa são feitas no mesmo dia.
Com um relacionamento de crédito com a Utility Credit, é possível também acessar diversas outras formas de financiamento para o sucesso da jornada da sua empresa no mercado de capitais.
Gostou do conteúdo e quer saber mais como fazer antecipação de recebíveis via FIDC?
A sua jornada começa aqui! Entre em contato com nossos especialistas que encontraremos a melhor solução em captação de recursos financeiros para a sua empresa.