Em um cenário de altas consecutivas da SELIC, a busca do investidor por oportunidades de retornos ainda maiores tem colocado os FIDCs em lugar de destaque.

 O que são Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC)?

Um FIDC é um veículo financeiro utilizado por investidores para se associar em forma de condomínio, com o objetivo de adquirir direitos creditórios. Esse veículo é administrado por uma instituição financeira, cujos profissionais devem seguir as regras previamente estabelecidas pelos investidores no regulamento do fundo.

De forma simples e objetiva, um FIDC seria como uma conta bancária com um CNPJ próprio (registrado na Receita Federal como um fundo de investimentos), em que diversos investidores enviam seus recursos para tal conta, com o único objetivo de adquirir direitos creditórios (exemplo: duplicatas, cheques, contratos, títulos de crédito diversos, entre outros).

Esse veículo financeiro se caracteriza como um investimento em renda fixa e, para o seu devido funcionamento, é necessário destinar uma parcela superior a 50% de seu patrimônio líquido na aquisição de direitos creditórios.

Aumento da taxa Selic

Com o aumento da inflação, o Comitê de Política Monetária (Copom) fez mais um ajuste na taxa básica de juros para tentar segurar a alta dos preços. Por unanimidade, o Copom elevou a taxa básica de juros, a Selic, de 9,25% para 10,75% ao ano.

Qual é o impacto da alta da SELIC nos FIDCs ativos?

Em um cenário de altas consecutivas da SELIC, a busca do investidor por oportunidades de retornos ainda maiores tem colocado o FIDC em lugar de destaque. O veículo possibilita a exposição a uma ampla gama de ativos (passando por recebíveis comerciais e por precatórios, por exemplo), muitas vezes sob a forma de uma carteira pulverizada, o que se traduz em diversificação de risco. Além disso, a maioria das cotas de FIDC utiliza um benchmark atrelado à Taxa DI e acrescido de um spread. Entretanto, os investidores devem ficar atentos aos efeitos no desempenho dos FIDCs em função dessa ascensão das taxas de juros em curto espaço de tempo.

Quer saber mais sobre FIDCs e oportunidades de investimento? Basta clicar aqui.