Um FIDC é um veículo financeiro utilizado por investidores para se associar em forma de condomínio, com o objetivo de adquirir direitos creditórios. Esse veículo é administrado por uma instituição financeira, cujos profissionais devem seguir as regras previamente estabelecidas pelos investidores no regulamento do fundo.

Esse veículo financeiro se caracteriza como um investimento em renda fixa e, para o seu devido funcionamento, é necessário destinar uma parcela superior a 50% de seu patrimônio líquido na aquisição de direitos creditórios.

O que é um FIDC de forma simples?

De forma simples e objetiva, um FIDC seria como uma conta bancária com um CNPJ próprio (registrado na Receita Federal como um fundo de investimentos), em que diversos investidores enviam seus recursos para tal conta, com o único objetivo de adquirir direitos creditórios (exemplo: duplicatas, cheques, contratos, notas promissórias, títulos diversos, entre outros).

Quem pode aplicar em um FIDC?

Atualmente, um Fundo de Investimento em Direitos Creditórios é limitado apenas a investidores qualificados, que precisam apresentar as seguintes características:

  • Investidores classificados como profissionais;
  • Investidores com certificação da CVM para registro de agentes autônomos, consultores de valores mobiliários, analistas ou administradores de carteira;
  • Clubes de investimentos que sejam geridos por investidores qualificados;
  • Pessoa física ou jurídica com investimentos de valor superior a R$1 milhão, comprovados por termo assinado.

Quer saber mais como investir em FIDCs, basta clicar nesse link e solicitar um consultor.

(imagem: divulgação)