O controle e a gestão financeira de uma empresa têm como objetivo o desenvolvimento e expansão em todas os sentidos. Para que essa gestão ocorra da melhor forma e com responsabilidades seguem 6 dicas de boas práticas para uma ótima gestão.

 

1. Controle detalhado de gastos e lucros

O detalhamento e organização dos gastos e lucros via plataforma ou planilhas é o ponto principal para um controle financeiro preciso, com isso é preciso organizar, anotar todos os valores, mesmo que seja um valor mínimo. Dessa maneira quando chegar no final do mês e quando for a hora de fazer o fechamento mensal você vai notar uma grande diferença, do que quando não o fazia.

Para que uma empresa obtenha lucro é necessário que o faturamento seja maior que os gastos fixos e variáveis.

 

2. Planejamento e controle fiscal

Possuir um controle e um planejamento fiscal é essencial para que sua empresa possa ter a visão e consiga lidar com toda a burocracia tributária e com isso potencializar a margem de lucro no faturamento da empresa.

 

3. Auditorias recorrentes

Realizar auditorias recorrentes é fundamental para o crescimento da empresa, porque com as auditorias é possível identificar falhas internas na empresa, por exemplo, se a empresa possui o regime tributário que melhor lhe atende, avaliação dos gastos, percebendo se os recursos estão sendo usados de maneira apropriada.

 

4. Negocie suas dívidas

É fundamental quitar as possíveis dívidas que estejam vinculadas ao CNPJ da sua empresa. Geralmente, em casos de inadimplência, o score da empresa volta a subir assim que os débitos são negociados e as primeiras parcelas começam a ser pagas, com a quitação das dívidas a empresa consegue aumentar a pontuação de crédito da sua empresa no mercado.

 

5. Atenção as datas de recebimento e débitos

Fique muito atento e alerta com os prazos e formas de pagamento dos seus clientes, lembre-se que alguns clientes podem possuir formas diferentes de pagamento, sendo assim é muito importante que antes de fechar qualquer negócio consulte os prazos de pagamento.

Organizar as datas garante que você irá conseguir cumprir com todas as suas obrigações em dia, contornando possíveis juros e multas.

 

6. Descasamento de pagamento

Caso ocorra o descasamento do pagamento de seus clientes, sendo assim podendo interferir no fluxo de caixa da sua empresa e uma das saídas para que não ocorra esse descasamento uma das saídas é fazer a antecipação de seus recebíveis ao invés de buscar um empréstimo bancário, assim sua empresa consegue equalizar o fluxo de caixa e manter as contas em dia.

Realizar essa prática constantemente trará para sua empresa uma boa imagem na praça. Além é claro, de ganhar créditos e gerar mais economia.

 

A sua jornada começa aqui! Entre em contato com nossos especialistas que encontraremos a melhor solução em captação de recursos financeiros para a sua empresa.

(imagem: divulgação)